DOADORES DE SONO | Karen Russell
Quando uma epidemia assola os Estados Unidos e a população não consegue dormir, a Corpo e Sono busca pessoas saudáveis que possam doar sono. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da organização só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a Corpo e Sono. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.
GUERREIROS DE ROMA: REI DOS REIS | Harry Sidebottom
“Rei dos reis” é o segundo volume da trilogia Guerreiros de Roma. Na obra, o Império Romano está abalado. O cristianismo ganha cada vez mais seguidores, entre eles, homens importantes e perigosos que planejam usar a própria autoridade para garantir que sua nova religião obtenha maior influência na região, ameaçando lançar por terra os valores tradicionais do império. Enquanto isso, Balista, um experiente general e sobrevivente do cerco de Arete, retorna à corte imperial em um tempo de intrigas e fanatismo religioso, mas sua recepção não é nada calorosa. Apesar de sua grande coragem e forte lealdade a Roma, ele é malvisto pela maioria dos nobres devido à derrota em Arete e às suas origens como escravo nascido em território germânico. Porém, é na fronteira do leste de Roma — onde um vasto exército de persas sassânidas avança — que está o verdadeiro perigo. Assim, cabe apenas a Balista, o Guerreiro de Roma, proteger o Império Romano dessa ameaça avassaladora
QUANDO ROUBAR UM BANCO | Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner
Autores do best-seller “Freakonomics”, Steven D. Levitt e Stephen J Dubner respondem a todo tipo de perguntas esdrúxulas em “Quando roubar um banco”: por que comissários de bordo não recebem gorjeta? Se você fosse um terrorista, como atacaria? E por que o frango do KFC sempre acaba? Você também vai descobrir sobre o que as pessoas mais mentem, e por quê; a melhor forma de diminuir a quantidade de homicídios por armas de fogo; por que está na hora de criar um imposto para o sexo; e, claro, quando roubar um banco (a resposta é nunca, pois as taxas de retorno são péssimas).
SALVA PELOS BOLOS | Marian Keyes
Foi em 2009, já com uma carreira consolidada, que Marian Keyes teve depressão. Sua redenção veio em forma de bolo e as receitas estão disponíveis em neste lançamento. Algumas são receitas de famílias, outras adaptadas pela autora. No prólogo, ela conta como conseguiu superar o sofrimento. Os livros de Marian Keyes foram traduzidos em 36 idiomas e já venderam mais de 30 milhões de exemplares no mundo. A autora vem para o Brasil participar da Bienal do Livro de São Paulo e, no Rio de Janeiro, encontra os fãs para sessão de autógrafos.
CURA | Jo Marchant
O campo da medicina voltado tanto para a mente quanto para o corpo é constantemente acusado de enganar os pacientes e lhes dar falsas esperanças. No entanto, cientistas de diversas áreas têm encontrado evidências de que a influência da mente sobre o corpo é muito mais ampla do que se imagina. Em “Cura”, a premiada autora Jo Marchant viaja pelo mundo para conhecer os médicos, pacientes e pesquisadores de vanguarda desse novo campo da medicina. Veremos, entre outros exemplos, como a meditação pode nos proteger da depressão e da demência, como os vínculos sociais aumentam nossa expectativa de vida, como pacientes que se sentem amparados se recuperam mais rápido de cirurgias. Com base nas mais recentes pesquisas, Marchant explora o vasto potencial da mente para curar, expondo suas limitações e explicando como podemos utilizar esses resultados em nossa própria vida.
A BALADA DO CÁRCERE | Bruno Tolentino
Polêmico, com um histórico de desavenças com compositores da MPB e professores da USP, Bruno Tolentino se definia como uma língua ferina entortada pelo vício da ironia. Não exibia falsa modéstia quanto a seu papel no cenário literário brasileiro, tinha consciência do próprio talento: “mudei a história da Literatura, pus o Brasil no mapa internacional”, afirmava. Considerado um dos maiores poetas brasileiros, ganhou três vezes o Prêmio Jabuti, tornando-se um dos únicos a conseguir tal feito. Nascido da experiência de onze anos de prisão em Dartmoor, no Reino Unido, “A balada do cárcere” recebe agora uma segunda edição, comentada, com apresentação do poeta Érico Nogueira, e notas e organização de Juliana P. Perez, Jessé de Almeida Primo, Guilherme Malzoni Rabello, Renato José de Moraes e Martim Vasques da Cunha.
FINANÇAS PÚBLICAS | Felipe Salto e Mansueto Almeida
Com o propósito de aprofundar o tema do ajuste fiscal e vislumbrar as perspectivas para reverter o quadro de descrédito que hoje dita os rumos da economia, os economistas Felipe Salto e Mansueto Almeida organizaram a coletânea de artigos “Finanças Públicas- da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade”. Percorrendo a história das finanças no Brasil, das tentativas de regular as contas públicas que antecedem o Plano Real até a instabilidade do período 2015-2018, os autores discutem, entre outros temas, a execução da Lei de Responsabilidade Fiscal, as práticas das Leis de Diretrizes Orçamentárias de 1989 a 2010, os efeitos fiscais das políticas do Banco Central e as relações entre políticas fiscais e políticas monetárias.
NEUROPROPAGANDA DE A A Z | Antonio Lavareda e João Paulo Castro
Neste livro, Antonio Lavareda e João Paulo Castro selecionam e explicam, de forma didática, conhecimentos básicos da neurociência, e mostram como – e por que – podem e devem ser aplicados à propaganda, num tempo em que a mensagem de natureza afetiva se impõe. Com um texto acessível também a leigos, os autores conduzem o leitor ao centro da revolução decorrente da explosão no volume de informações sobre o funcionamento cerebral – e aos modos diversos como tal abundância influenciou a prática publicitária. Antonio Lavareda apresenta o programa Ponto a Ponto, da BandNews TV, considerado “o mestre das pesquisas”, preside os conselhos científicos do Ipespe e do NeuroLab Brasil. João Paulo Castro é jornalista e coordenador do NeuroLab Brasil.
DIÁRIO DE UMA PRINCESA IMPROVÁVEL | Meg Cabot
Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é completamente normal. A única coisa que não é normal nela é seu nome (muito comprido e meio principesco), sua habilidade para desenhar animais (algo muito útil para sua futura carreira como ilustradora da vida selvagem) e o fato de ser quase órfã, pois não conhece o pai e depois que a mãe faleceu se vê forçada a viver com a tia e o tio . Até que num dia que tinha tudo para ser como os outros — totalmente normal — as coisas parecem sair do controle: a menina mais popular da escola ameaça bater em Olivia, o diretor ameaça lhe tirar um ponto e… uma limusine com a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, surge do nada. A menina na verdade é uma princesa, meia-irmã de Mia, e finalmente poderá conhecer o pai, a avó, a Genovia, para então perceber que todos somos mais especiais que pensamos.
CONFISSÕES DE UM AMIGO IMAGINÁRIO | Michelle Cuevas
Jacques tem uma leve suspeita de que ninguém gosta dele. Professores o ignoram solenemente quando levanta a mão e até mesmo seus pais precisam ser lembrados de colocar um lugar à mesa para ele! A única que parece notá-lo é Fleur, a irmã e companheira constante. Mas então Jacques descobre uma verdade devastadora: ele não é o irmão de Fleur; é seu amigo imaginário. A partir daí, os autores constroem uma tocante e divertida busca por seu eu verdadeiro.
O SANGUE (AS AVENTURAS DO CAÇA-FEITIÇO VOL. 10) | Joseph Delaney
Para os fãs da série “As aventuras do caça-feitiço”, “O sangue” chega às livrarias em agosto pela Bertrand Brasil. Neste décimo volume, a batalha final entre Thomas Ward e o Maligno se aproxima. Quando a vida do próprio John Gregory é ameaçada por vampiros de uma terra distante, o aprendiz de caça-feitiço deverá aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante seu treinamento — além de contar com a ajuda de potenciais aliados — para impedir uma enorme tragédia. Desolado e temeroso, ele deve arriscar a vida contra Siscoi, um deus vampiro mais feroz do que qualquer criatura que já tenha enfrentado. Mas Tom nunca se sentiu tão sozinho — principalmente após descobrir que destruir o Maligno de uma vez por todas pode envolver um sacrifício mais terrível do que ele podia imaginar…
GUERREIROS DA TEMPESTADE (CRÔNICAS SAXÔNICAS VOL. 9) | Bernard Cornwell
Neste aguardado nono volume da saga Crônicas Saxônicas, deveres familiares e lealdade aos seus guerreiros estarão em conflito. Os filhos do falecido rei Alfredo, Eduardo e Æthelflaed já dominam a maior parte do território saxão. Seus exércitos conquistam e garantem a soberania por onde passam. Mas isso não impede que os incansáveis nórdicos realizem constantes ataques aos seus reinos. Uhtred de Bebbanburg comanda a guarnição do burh de Ceaster, uma poderosa fortaleza no norte da Mércia construída pelos romanos. O poder da senhora Æthelflaed na região se expande, o que atrai olhos cobiçosos. Ragnall, o Cruel, reúne forças irlandesas e nórdicas no maior exército que jamais ameaçou o universo saxão. Com isso, a solução de Æthelflaed é colocar suas forças no interior de Ceaster para resistir aos ataques inimigos. Porém, quem será capaz de manter Uhtred entre as paredes de um burh quando sua filha, casada com Sigtryggr, irmão e inimigo de Ragnall, é colocada em perigo? Na luta entre deveres familiares e lealdade aos seus guerreiros, entre ambições pessoais e compromissos políticos, não há um caminho fácil. Mas um homem com a coragem de um verdadeiro guerreiro é capaz de trilhá-lo. Este homem é Uhtred, e este momento é decisivo para seu destino.
BEM-ESTAR COMUM | Michael Hardt e Antonio Negri
Continuação da trilogia iniciada com “Império” e seguida por “Multidão”, o livro propõe uma ética da liberdade para viver no mundo de hoje e articular uma possível constituição de nosso bem-estar comum. Neste caso, “comum” substitui a dicotomia entre público e privado, socialista e capitalista, e as políticas baseadas nesta polarização. Examinando acontecimentos e cenários ao redor do planeta, os autores analisam a lógica das instituições e os modelos de governança adequados à nossa compreensão de um bem-estar comum global. E articulam as bases teóricas do que denominam “o governo da revolução”.
ASTERIX NOS JOGOS OLÍMPICOS | René Goscinny e Albert Uderzo
Edição especial e em capa dura de um dos grandes quadrinhos da série Asterix. Asterix, Obelix, e seus amigos irão participar dos famosos jogos olímpicos em Atenas, e todos os homens da aldeia partem para a Grécia para assistir às provas. Eles estão decididos a saírem vitoriosos, mas os Gauleses encontrarão uma competição acirrada tanto dos gregos quanto dos romanos. Será que Asterix conseguirá sua medalha de ouro ou irá amargar o gosto da derrota?
WORLD OF WARCRAFT: ILLIDAN | William King
Em Illidan, Azeroth, e todo o mundo conhecido, está em perigo, ameaçado de invasão por uma raça de demônios: a Legião Ardente. O elfo noturno Illidan Tempesfúria parece ser o único capaz de derrotá-los. No passado, ele se infiltrou na demoníaca Legião Ardente para conhecer o inimigo, mas suas motivações despertaram dúvidas e ele acabou preso por milhares de ano, sob os olhares de sua carcereira Maiev Cantonegro. Agora, libertado, ele deve vencer a desconfiança de todos, os próprios medos e ambições, a fim de parar os demônios.
É A SUA VEZ! | Nick Savoy
Em “É a sua vez!”, o instrutor profissional de relacionamentos Nick Savoy ensina às suas leitoras dicas e ferramentas necessárias para conquistar o homem dos sonhos — mesmo que ele pareça inalcançável. Após observar diversas interações sociais entre homens e mulheres, o autor desvenda os segredos que os homens nunca contaram, ajudando mulheres ao redor do mundo na busca pelo “cara ideal”.
O MILAGRE DA MANHÃ | Hal Elrod
Hal Elrod é empreendedor, corredor de ultramaratonas, autor best-seller e palestrante internacional motivacional de sucesso. No livro ele propõe ao leitor uma tarefa simples, porém poderosa: acordar um pouco mais cedo e colocar o seu desenvolvimento pessoal como prioridade por meio da de seis atividades diárias: silêncio, leitura afirmações, visualizações, exercícios físicos e a criação de um diário.
O VENTO DA NOITE | Emily Brontë
Publicado no Brasil originalmente em 1944, como parte da primorosa Coleção Rubáiyát, da editora José Olympio, “O vento da noite”, traduzido por Lúcio Cardoso, retorna em edição bilíngue pela Civilização Brasileira. É uma bela oportunidade de reviver o encontro entre dois grandes nomes na literatura e de observar as especificidades que permeiam os processos de criação do autor e do tradutor – uma relação marcada pela sensibilidade, intimidade, escuta e delicadeza. A edição é organizada e apresentada por Ésio Macedo Ribeiro, organizador dos Diários, de Lúcio Cardoso. A prestigiada tradutora Denise Bottman assina o texto de orelha.
REFLEXÕES REBELDES | Cid Benjamin
Coletânea de artigos, publicados e inéditos, escritos por Cid Benjamin no período entre 2010 e 2016. Nesse cuidadoso apanhado, Cid antevê os maus passos do governo do PT e, com espírito crítico, comenta os caminhos da esquerda no Brasil, deixando evidentes os motivos que levaram o país ao processo de impeachment de Dilma Rousseff e à atual situação econômica. Leitura obrigatória para entender o momento político pelo qual o país passa.
GAROTAS DE VESTIDO BRANCO | Jennifer Close
Isabella, Mary e Lauren sentem que todos os seus amigos estão se casando. Domingo após domingo, chá de panela após chá de panela, elas admiram presentes, recolhem fitas e papéis de embrulho e comem sanduíches e cupcakes enquanto bebem champanhe. Mas, em meio a tanta comemoração, essas mulheres têm a própria vida para enfrentar. Com um senso de humor carregado, Jennifer Close nos faz reviver os tempos de emoção, desconcerto e “o que diabos estou fazendo com a minha vida?” do início da idade adulta. Passando por péssimos encontros familiares, viagens desastrosas, primeiros encontros horríveis, relacionamentos arruinados, outros que começam, o livro faz um retrato desta fase marcante da vida.
À SOMBRA DE UMA MENTIRA | Alex Marwood
Poucas horas depois de se conhecerem, Jade e Bel, ambas com 11 anos, veem-se envolvidas na morte de uma garotinha e tachadas de assassinas. As duas meninas são enviadas a diferentes reformatórios, onde recebem novas identidades e são instruídas a nunca mais entrar em contato uma com a outra. Agora elas são Kirsty, uma respeitável jornalista freelancer de Londres, e Amber, gerente de um parque de diversões no sul da Inglaterra. Quando Amber encontra um corpo em uma das atrações do parque, a mídia fica em polvorosa, e Kirsty, enviada para cobrir os assassinatos, acaba cruzando o caminho de sua velha conhecida. Não demora muito para as duas se darem conta de o quanto sabem uma sobre a outra. Com medo de que seu passado seja descoberto e exposto pelo frenesi da imprensa, Kirsty e Amber lutam para manter o segredo a salvo.
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO | Paulo Freire
Edição comemorativa em capa dura pela 60ª edição do livro mais conhecido de Paulo Freire. Neste livro revolucionário, Paulo Freire esmiúça as relações opressoras de nossa estrutura social e indica os caminhos para o entendimento de uma pedagogia libertadora e progressista, analisando todos os fatores que influenciam o aprendizado. Escrito em 1968, durante o exílio de Paulo Freire no Chile, “Pedagogia do oprimido” foi proibido pela ditadura militar e permaneceu inédito no Brasil até 1974. Desde então teve sucessivas reedições e já foi traduzido em mais de 20 países.
ACHADOS & PERDIDOS | Brooke Davis
Millie Bird tem apenas 7 anos. Ela nunca conheceu o pai e foi abandonada pela mãe em uma loja de departamentos. Ela só não está triste porque conheceu Karl, um senhor de 87 anos que, após a morte da mulher, foi colocado pelo filho em uma casa de repouso, mas fugiu de lá. Quem também está disposta a ajudar garotinha a encontrar a mãe é Agatha Pantha, uma vizinha que não saia de casa e nem conversava com ninguém há sete anos. Então, a adorável menina, o velhinho aventureiro e a senhorinha rabugenta partem em uma busca repleta de confusões e ensinamentos, que vai revelar muito mais do que eles imaginam encontrar.
Onde Comprar: Saraiva Amazon
POMPEIA | Mary Beard | Record
Durante muito tempo, Pompeia foi uma próspera cidade do Império Romano, até ser devastada, em 79 d.C., por uma das maiores erupções do vulcão Vesúvio de que se tem notícia. Ao longo dos anos que se seguiram, e ainda hoje, questões sobre seus habitantes e o estilo de vida que levavam até o fatídico dia em que a cidade sucumbiu à fúria do vulcão povoam a mente de estudiosos e leigos. Este poderia ser apenas mais um livro sobre os principais achados arqueológicos do local e, ainda assim, certamente despertaria o interesse de muitos. No entanto, aqui, a especialista em classicismo Mary Beard vai além das questões mais corriqueiras, aprofunda-se em detalhes muitas vezes negligenciados, questiona posições já consagradas por arqueólogos de diversas épocas e desmistifica inúmeros fatos relacionados ao cotidiano daquela população. Com centenas de ilustrações, mapas, plantas baixas e fotografias, este livro conduz o leitor a um mergulho no dia a dia da cidade, em uma viagem pelas ruas e casas desta cidade romana.
BOOMERANG | Noelle August
Noelle August é o pseudônimo da best-seller Verônica Rossi, autora de “Sob o céu do nunca” e Lorin Oberweger. Em “Boomerang”, Mia Galliano e Ethan Vance se conhecem em um bar e a química entre eles é inegável e imediata. Uma coisa leva a outra, e na manhã seguinte Mia acorda na cama de Ethan com a maior ressaca do mundo. E aí as coisas ficam complicadas. Tanto Mia quanto Ethan estão atrasados para uma entrevista de emprego. E é quando notam a maior coincidência de todas: os dois estão competindo pela mesma vaga no departamento de marketing da Boomerang, um site de relacionamentos. Será que vão conseguir ignorar o desejo que sentem um pelo outro? E quem vai ficar com a cobiçada vaga no marketing? Lorin Oberweger, e Veronica Rossi, autora mais vendida do New York Times, são as criadoras desta trilogia romântica, por trás do pseudônimo Noelle August.
CRAVOS | Júlia Wähmann
A experiência da leitura deste livro aproxima-se à de um balé do qual se faz parte como espectador bailarino, deslizando-se da densidade de um encontro incendiário às lágrimas que inundarão os olhos em horas impróprias. Uma voz fala de contatos intermitentes (em palcos e na vida) como quem divide segredos e confessa um atraso. Mas, quando se expressa, reorganiza o tempo e já não há espaços vazios. Mesmo quando as engrenagens do corpo rangem, uma desmedida de afetos inventa o possível no romance impossível. Suspendem-se assim os hiatos entre a mulher de dedos longos que contam notas de dinheiro encharcadas e o homem que enxerga ali uma dança de Pina Bausch – e entre eles e nós.
GEORGE | Alex Gino
Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que, na verdade, é uma menina. Ela guarda esse segredo de todos há tempos, mas isso vai mudar quando sua professora não deixar que George interprete um papel feminino na peça da escola. Com a ajuda de sua melhor amiga Kelly, ela vai elaborar um plano para superar esse obstáculo e mostrar a todos quem ela é de verdade.
UM TOM MAIS ESCURO DE MAGIA | V.E. Schwab
Kell é um dos últimos Viajantes — magos com uma habilidade rara e cobiçada de viajar entre universos paralelos conectados por uma cidade mágica. Existe a Londres Cinza, suja e enfadonha, sem magia alguma e com um rei louco — George III. A Londres Vermelha, onde vida e magia são reverenciadas, e onde Kell foi criado ao lado de Rhy Maresh, o boêmio herdeiro de um império próspero. A Londres Branca: um lugar onde se luta para controlar a magia, e onde a magia reage, drenando a cidade até os ossos. E era uma vez… a Londres Negra. Mas ninguém mais fala sobre ela. Oficialmente, Kell é o Viajante Vermelho, embaixador do império Maresh, encarregado das correspondências mensais entre a realeza de cada Londres. Extra-oficialmente, Kell é um contrabandista, atendendo pessoas dispostas a pagar por mínimos vislumbres de um mundo que nunca verão. É um hobby desafiador com consequências perigosas que Kell agora conhecerá de perto. Fugindo para a Londres Cinza, Kell esbarra com Delilah Bard, uma ladra com grandes aspirações. Primeiro ela o assalta, depois o salva de um inimigo mortal e finalmente obriga Kell a levá-la para outro mundo a fim de experimentar uma aventura de verdade. Magia perigosa está à solta e a traição espreita em cada esquina.
COBRA NORATO | Raul Bopp
Cobra Norato ganha uma nova edição pela editora José Olympio. Obra emblemática do movimento modernista no Brasil, o livro reconta a lenda amazônica cujo mote é a história de uma índia que engravida do Cobra Grande ao se banhar entre o rio Amazonas e o Trombetas. Um livro essencial da primeira fase do modernismo, poema cativante e já inserido no conjunto de clássicos da literatura nacional.