Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Resenha | Fazendo meu filme Volume 1 de Paula Pimenta @EditoraGutenberg

05/10/2016



Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país.
As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.


Que livrinho mais fofo! Eu adorei a Fani e me apaixonei perdidamente pelo Leo. A obra gira em torno de uma garota de 16 anos viciada em DVDs e cinema que como toda adolescente, tem muitas dúvidas e inseguranças. Estefânia Castelino Belluz, que prefere ser chamada de Fani, é uma adolescente normal, com sonhos, planos e uma rotina própria da idade. O que a difere dos amigos é a paixão que ela tem por filmes. Sério! A garota tem uma coleção de mais de 800 DVDs e até colocou uma plaquinha na estante com os dizeres: "Não dou, não empresto, não vendo.” Acho que vou roubar esta ideia e colocar na minha estante de livros também o que vocês acham?

"Ficamos o ano inteiro perto de alguém sem nos dar conta que ele é o amor da nossa vida."

Nesta história ela vai ter que escolher entre fazer o intercâmbio que a sua mãe tanto sonhou para ela, ou continuar no Brasil para viver seu primeiro amor. Para fazer o intercâmbio, ela vai morar um ano fora do país e para conseguir seu objetivo ela precisa estudar muito, conciliar sua rotina com os amigos, família, hobby e, além disto, viver em constante tensão por saber que vai para um lugar distante das pessoas que ama. Ela nutre uma paixão platônica pelo seu professor de biologia e revelações inesperadas vão partir o seu coração, ao mesmo tempo em que ela vai descobrir que o seu melhor amigo é o seu grande admirador secreto. 
“É tão estranho como uma pessoa fica diferente aos nossos olhos quando o sentimento da gente muda… Eu já vi o Leo milhões de vezes, mas de repente ele ficou muito mais bonito! É certo que eu sempre o achei uma gracinha, o sorriso dele é um dos mais charmosos que eu já vi, mas de uma hora pra outra parece que ele ficou iluminado….”
Foi uma delícia acompanhar junto com ela a descoberta do primeiro amor. São tantas novidades em sua vida e em seu universo escolar encantador que eu não consegui parar de ler. Pode parecer bobo e óbvio para nós que estamos acostumados com outro tipo de literatura, mas eu achei incrível exatamente por esta simplicidade e previsibilidade do enredo. Esta é a primeira obra que eu leio da Paula Pimenta e não me decepcionei, pelo contrário, me surpreendi. Eu já tenho o segundo volume aqui comigo e estou ansiosa para continuar esta jornada da Fani no exterior.
"Sabia que a aparência das pessoas muda conforme você as conhece? Como uma pessoa atraente, se você não gosta dela, se torna feia? Ao passo que alguém que você nem tenha notado, para quem não olharia mais de uma vez, se você ama essa pessoa, ela pode se tornar a coisa mais linda que você já viu?" (Feito cães e gatos)
Cada capítulo tem início com um trecho de um filme e ela faz  logo no primeiro capitulo uma lista dos 55 melhores na opinião dela. O legal era relembrar os vários que eu já assisti. "De Repente 30" e "O Diário da Princesa", por exemplo. Adoro! A capa é uma fofura, totalmente condizente com esta obra tão divertida. As amigas da Fani e os demais personagens secundários são adoráveis. 
"Hoje eu sei que nenhum filme é melhor do que a nossa própria vida (...), mas o melhor DVD já inventado é a nossa memória, uma vez que pode visita-la sem precisar de nenhuma aparelhagem."
Que época maravilhosa esta em que a gente não tinha outra preocupação a não ser estudar e tirar boas notas né? E aqueles testes de revista que a gente fazia lembram? Os bilhetinhos passados na sala de aula, o primeiro baile e o primeiro porre. Impossível não me identificar com a protagonista, pois já passei por uma fase assim de ser fanática por filmes. E novelas também que é quase a mesma coisa. Agora, comparando a obsessão dela pelos filmes com a minha grande paixão por livros é muito fácil compreender certos hábitos que só os que possuem algo hobby muito amado tem em comum. Uma leitura rápida e envolvente sobre os desafios comuns de uma adolescente e sobre as suas amizades inseparáveis. Amei!!
"Eu não tenho um filme preferido, cada um deles tem uma cena especial, um momento que faz com que eu deseje ser a protagonista, que anseie que minha vida seja tão emocionante e colorida como a delas."
E aí viciados em livros? Diz se esta frase acima também não se encaixa no nosso caso? E os quadrinhos gente? Eu quero todos! Aceitando de presente :)



Livros da Série


Onde Comprar: Saraiva Amazon


**Com este livro, cumpro o item 8 deste desafio. O próximo será cumprido com Fazendo meu Filme 2.

Minha evolução do Desafio

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: Auge Arts