Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Resenha | “Sou fã! E agora?” de Frini Georgakopoulos @EditoraSeguinte

06/10/2016

Um livro para fã nenhum botar defeito!
Fã que é fã adora conversar, discutir, interagir. Mas nem sempre temos por perto um amigo tão fanático quanto a gente para desabafar. Foi pensando nisso que Frini Georgakopoulos, uma fã de carteirinha, escreveu este livro: um manual de sobrevivência voltado para quem é apaixonado por livros, filmes, séries de TV…Você passa muito tempo pensando em histórias fictícias? Perde o ar só de pensar como seria encontrar seu maior ídolo em pessoa? Vive desejando que personagens literários fossem reais? Adora colecionar objetos relacionados a seus livros, séries ou filmes favoritos? Então este manual de sobrevivência interativo é para você.
Com uma linguagem rápida e divertida, Sou fã! E agora? é uma mistura de artigos breves e atividades interativas que convidam a refletir sobre os motivos para curtirmos tanto as histórias, além de ajudar a descobrir o que fazer com todo esse amor: criar seu próprio cosplay, escrever uma fanfic, organizar um evento, começar um blog ou canal e muito mais!

Estes últimos dias eu li alguns livros maravilhosos que mostraram que sim, eu sou normal. Totalmente viciada em livros, mas normal. Quem disse que tantas manias não são uma coisa boa? Este livro é dedicado especialmente para quem ama ler. Não é só isso, na página 90 "o seu livro" tem um recado importante e verdadeiro para dar para vocês. Li até em voz alta porque achei sensacional. Bom, eu não me considero fã, estou mais para viciada, mas creio que o mesmo problema que eu tenho de não ter com quem falar sobre o assunto, muita gente está familiarizado.

O fato de eu ser tão viciada em livros faz com que eu me sinta deslocada na maioria das vezes. Tirando o meu convívio nas redes sociais, ninguém da minha vida real gosta de ler. Acredite! Sou a única nerd da família e fico totalmente sem assunto com estes seres. Como assim não gosta ler? Não consigo entender uma coisa desta. Assim como muita gente não consegue entender como eu leio tanto, qual a graça que eu vejo nisto e tal.  
"Há algum tempo, ser fã significava ser fanático. Ser nerd também era sinônimo de ser antissocial, esquisito e pateta. Hoje, ser fã é quase que padrão, e ser nerd é DEMAIS"
Quem aí não sofre preconceito por amar muito alguma coisa, por ser muito fã. Só quem é fã entende outro fã. Aqui a autora fala sobre os tão odiados spoilers (eu odeio com todas as minhas forças), sobre os clichês da literatura (amo muito tudo isto) e também sobre o preconceito literário que é um assunto que eu volta e meia estou discutindo no meu Facebook pessoal. Eu amo ler, mas não são todos os gêneros que eu leio. Tipo assim, não é porque gosto de ler que tenho que ler tudo, não sou obrigada. No entanto, respeito é bom e todo mundo gosta, acho que você deve ler o que quiser e ninguém tem nada a ver com isso.
"Ser fã também é entender que nem todos gostam do mesmo que nós;"
Acredito que cada um leia por um motivo específico, eu por exemplo, leio como forma de entretenimento e um dos gêneros que eu mais amo é romance de época e literatura erótica ou com conteúdo mais adulto. Aí eu te pergunto: qual de vocês não ficou envergonhado em dizer esta última preferência porque os outros vão achar que você só gosta de sacanagem? Quem não gosta de romance de época porque valoriza demais o casamento e o machismo no relacionamento? Ou nunca leu um determinado gênero e jura de pés juntos que não gosta? Isto é preconceito literário. #muitofeio

"Quando somos fãs de alguma coisa, é mega normal nos apoderarmos dela como se fosse real."
Ok, mas este livro só fala para quem é fã de livros? Não! Ele fala para os fãs de tudo e todas as coisas, seja de seriados, heróis, filmes, músicas, gatos, do que você era fã e não é mais, do que você é fã e sempre vai ser, dá dicas legais de como criar o seu blog ou escrever uma fanfic e etc e etc. Se você é fã de algo, leia, se não é, leia também. Este livro é para você e deveria ter sido escrito há muito tempo. Um livro colorido e interativo para fazer o leitor respirar aliviado ao se dar conta que sim, ser muito fã de algo é o máximo, não importa o que outros pensem. Você é feliz assim? Então relaxa! O fato é que eu ri muito durante a leitura e achei "muito eu" os pontos de vista da autora. Parecia que ela estava ali do meu lado batendo um papo comigo. Muito incrível, muito verdadeiro e com uma linguagem atual e divertida. Uma leitura imperdível! Frini, virei sua fã! E agora?


Comentários
1 Comentários

1 Comentário

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: Auge Arts