Lançamentos

Ver mais...

Resenhas

Ver mais...

Literatura Nacional

Ver mais...

Variedades

Ver mais...

Adaptações

Ver mais...

Leituras do Mês

Ver mais...

Resenha | Raio de Sol de Kim Holden @PlanetaLivrosBR

27/06/2016

Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados,
Podem curar você... E outros podem acabar com você. “Faça épico”, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo – não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor – único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista – ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Uma pena que através deste texto seja praticamente impossível passar para vocês toda a emoção que eu senti ao concluir esta leitura. Pelo menos eu não nasci com este dom. O que eu posso dizer é que esta obra precisa ser sentida, você precisa ler e viver esta experiência fantástica, por isso, eu vou tentar falar o mínimo possível nesta resenha. Dependendo da forma como você encara a vida, os seus problemas e o modo como você trata as pessoas, Kate vai quase que literalmente te dar um tapa na cara.

A protagonista é simplesmente sensacional! São tantas as qualidades invejáveis que ela possui que nem sei por onde começar a falar sobre ela. Eu poderia até dizer que ela é real, mas acho que sou um pouco cética em acreditar que existam pessoas assim no mundo de hoje. Se existem, eu queria conhecer, eu queria ser amiga de uma garota assim. Livre de maldade, que transmite realmente um brilho e energias positivas para quem está ao seu redor e por onde passa. Ela encanta e merece tudo de bom, infelizmente ela passa por tanta coisa ruim na vida que ao terminar de ler eu estava soluçando de tanto chorar. Porque pessoas como ela sofrem?
 “As pessoas se prendem demais a rótulos e títulos.”
É claro que serão muitos os livros que eu vou ler depois deste e é inevitável que depois de algum tempo, eu acabe esquecendo o que aprendi aqui. Se durante o restante da minha vida inteira a partir de agora, em cada atitude minha daqui por diante, em cada decisão que eu precisasse tomar, eu me lembrasse de como a Kate se comportaria se estivesse no meu lugar, seria tudo muito mais fácil. Talvez não fácil, mas eu iria me inspirar nela e lembrar que existem pessoas lá fora passando por problemas bem piores. Eu li este livro em uma noite porque eu não podia parar. Até mesmo escrevendo esta resenha eu não podia evitar derramar lágrimas.
“O Facebook é o declínio da civilização como a conhecemos. Está criando uma visão distorcida da realidade. O que aconteceu com preferir a companhia em carne e osso? ... Tudo gira ao redor de números e curtidas e informações demais. Eu ligo se você tomou uma Coca e comeu um saco de batatas fritas enquanto via uma reprise de CSI ontem a noite? Não, eu não estou nem aí. Me de substância .... O Facebook está sufocando o desenvolvimento social. Está sufocando as habilidades sociais.”
A história é muito triste e ao mesmo tempo muito alegre. Gira em torno do período em que Kate passa em uma nova cidade e fazendo novos amigos. Ela é inteligente e talentosa, mas seus sonhos foram adiados quando sua irmã mais nova precisou dela, no entanto, o sonho de fazer uma faculdade se tornou possível quando ela ganhou uma bolsa de estudos e partiu para Minnesota, deixando seu melhor amigo Gus para trás. Ele é o guitarrista e vocalista de uma banda que está começando a ter sucesso e deve muito do que está acontecendo na sua vida á sua melhor amiga. Eles se amam de uma maneira incondicional, verdadeira e linda. Ele é o amigo perfeito e ela, ao invés de se lamentar e ficar pensando nos seus próprios problemas, decidiu viver um dia de cada vez, impulsiona a carreira do melhor amigo e está lá com ele sempre que ele precisa dela. A amizade deles é tão forte que você consegue senti-la através dos diálogos que eles mantêm diariamente, seja por meio de ligações ou pelo Skype.
“Ela é um exemplo de positividade. É toda raio de sol. Ela não só vê o lado bom das coisas...ela mora lá.”
Entre as aulas, trabalhar em uma floricultura e consumir muito café (o que ela é totalmente viciada) Kate esconde um segredo. É nesta nova cidade que ela vai conhecer o Keller. Ele trabalha na cafeteria e também tem seus próprios segredos. Por mais que nenhum dos dois estivesse esperando ou procurando um relacionamento, eles simplesmente abriram seus corações e arriscaram. Foram magníficos juntos!

O momento em que Kate finalmente conhece o Keller demora muito a acontecer e no começo eu não entendi o motivo disto, estava até ficando frustrada porque queria que chegasse logo na parte do romance, porém, depois que ele se desenrola e você descobre os segredos de ambos, entende que a autora queria que o leitor ficasse ciente do dia a dia da Kate, observasse o modo como ela encarava cada coisa por mais simples que fosse. Ela primeiro desenvolveu todos os personagens da trama, fez com que o leitor se conectasse com todos eles para depois inserir as revelações extremamente emocionais de cada um. O impacto foi bem maior assim. Eu amei todos os personagens secundários, desde os colegas de quarto dela aos companheiros de banda do Gus.

Kate é muito sábia e corajosa, tem um coração de ouro, está sempre com um sorriso no rosto e vendo o lado positivo da vida. Sua bondade, força e sua visão do mundo em geral tornava difícil acreditar que ela tinha apenas vinte anos, aliás, não dava para acreditar no que ela estava passando se ela mesma não assumisse isto. Uma história sobre a vida, sobre a amizade, sobre justiça e preconceito, um daqueles livros que fazem com que você reavalie o que é importante, dê o devido valor as pequenas coisas, escolha o amor ao invés da raiva, sinta gratidão por tudo que tem e viva da melhor forma possível não importando o que aconteça.

Assim como não terminar em lágrimas com esta leitura é impossível, escolher o meu favorito também não é fácil. Por isso fico com os dois. Tanto Gus como Keller são muito especiais. Não! Isto não é um triângulo amoroso. A autora trouxe uma história incrível que está muito acima deste tipo de clichê bobo. Os pontos de vista são intercalados entre Kate e Keller e o final é devastador. É intenso e de partir o coração. Umas das histórias mais belas e impressionantes que eu já li. Recomendo este livro para todos. Você precisa ler em algum momento da sua vida.
“Hoje minha vida é incrível.
Não quero pensar no amanhã.
Nem no dia seguinte.
Então repito para mim mesma:
Hoje minha vida é incrível.”

 Kim Holden:

Que história é esta de escrever apenas um livro para o Gus? Precisa escrever um para o Keller também. Os fãs agradecem.

Planeta de Livros: 

Já estou ansiosa por este e fiquei radiante que também será publicado aqui. Obrigada!






Comentários
4 Comentários

4 comentários

  1. Olá Diana,
    Nossa, preciso dizer que sua resenha me encantou de um jeito, fazia tempo que não lia algo tão belo e profundo assim ♥. Quando vi o lançamento desse livro o que mais chamou a minha atenção foi a capa, esse título fez com que eu acreditasse que encontraria uma linda história nas páginas, e felizmente não me enganei! Já estou cativada com essa protagonista, com certeza queria ser amiga de uma garota assim. E essa amizade verdadeira e sincera com o Gus então? Amo quando encontro uma bela amizade em um livro, isso me encanta demais. Sério, preciso ler esse livro e me emocionar com essa bela história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Resenha Maravilhosa, consegui sentir uma forte admiração pela Kate e pelos outros personagens. Fiquei curiosa e tenho certeza que vou me emocionar também. A capa é tão fofa.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... Fiquei emocionada lendo sua resenha, foi como voltar a viver casa emoção que senti com a leitura. Esse livro é tão intenso e surpreendente, diferente de tudo que já li. Parabéns pela resenha maravilhosa, ainda que transmitir as emoções com palavras seja complicado você o fez com tanto carinho que fiquei arrepiada. Beijos.

    ResponderExcluir

- Seu comentário estará visível depois de aprovado
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.

Copyright © 2017 Meu Vício em Livros | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento: Auge Arts